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Anatel: Novo herói do cliente contra operadoras ?

Anatel : Novo heroii do consumidor

O regulador das telecomunicações brasileiras Anatel travou três das quatras maiores operadoras móveis do Brasil na venda de novas linhas móveis numa tentativa de melhorar a infra-estrutura da rede do país. A subsidiária da Telecom Italia, TIM Brasil, a unidade da América Móvil Claro e  a Oi, operadora local, são proibidas de adquirir novos clientes em alguns estados definidos no país inteiro. Esta medida foi tomada por causa do crescente número de reclamações que a Anatel recebeu desde o ano passado.

Não é a primeira vez que o regulador adotou uma medida drástica para punir má qualidade de serviços. Em 2009, a Anatel proibiu a Telefônica assinar novos contratos para o serviço de banda larga fixa Speedy. Telefonica foi autorizada a re-começar a vender novos serviços, depois de dois meses, quando ele já tinha implementado medidas para garantir a estabilidade da rede e melhorias feitas no atendimento e serviço ao cliente.

Telecomunicações estão sempre nos topos das noticias no Brasil, como o setor da indústria que recebe mais reclamações. Por outro lado, é a maior indústria do país, respondendo por quase 260 milhões de usuários em maio, 67% nos últimos três anos, de acordo com a Informa Telecoms & Media. É importante lembrar que os serviços móveis estão a expandir a um ritmo intenso no Brasil e espectro desempenha um papel chave neste processo. Operadoras pediram Anatel para aumentar o espectro de 80 MHz tampa por um longo tempo, mas eles foram ignorados. Mercado brasileiro mudou significativamente nos últimos anos e os serviços de dados têm sido amplamente adotado. Espectro e investimento na rede são fundamentais para satisfazer esta nova demanda.

Anatel dará TIM, Claro e Oi 30 dias para apresentar planos de ação para convencer as autoridades a levantar as suspensões, que são definidas para entrar em vigor no dia 23 de julho. Os líderes do mercado Vivo, Sercomtel e CTBC, que não foram impedidos de vender novas linhas, também terá que apresentar planos de ação para melhorar a qualidade dos seus serviços “para a Anatel.

TIM Brasil é o mais afetado pela ação da Anatel. Ele foi proibido em 19 estados, incluindo o Rio de Janeiro e Minas Gerais, que representam 54% de sua presença nacional. De acordo com a Informa Telecoms & Media, a TIM teve o mais rápido crescimento do número de inscrição, desde 2009, até 86% após a adição de 31 milhões de novos clientes.

O operador tem sido muito agressivo com seus novos planos. TIM aumentou seus minutos de uso (MOU) em 80% nos últimos três anos, enquanto seus planos Infinity Web está atraindo milhões de clientes pré-pagos para serviços de banda larga móvel. A operadora não investir o suficiente na rede para lidar com esse crescimento dramático no tráfego ea rede entrou em colapso. Na minha opinião, foi problemas de rede da TIM que motivou Anatel punir as operadoras, mas, como o regulador tinha de ser justo, a comissão aprovou critérios para punir as prestadoras de forma igual.

Claro foi proibida de oferecer novos contratos em três estados. Embora o número de estados é pequeno, eles respondem por 29% da presença da Claro. A operadora foi proibida de São Paulo (SP), a região mais importante, especialmente no mercado corporativo. O impacto negativo poderia ser enorme para a Claro. Oi foi suspenso de oferecer novos contratos em cinco estados, incluindo o Rio Grande do Sul. No entanto, ele é o menos afectado dos três operadores como esses estados representam apenas 7% de sua presença.

No entanto, as preocupações principais das operadoras móveis não são apenas a qualidade da rede. O maior número de reclamações para a Anatel, e problemas de faturamento, o call center é um pesadelo e da tempo necessário para resolver os problemas não é satisfatório. Nenhum destes problemas estão relacionados com a capacidade da rede. Sem dúvida, a Anatel é o novo herói para os clientes para punir os operadores, mas não tem necessariamente adotados os critérios corretos para esta medida.

O Brasil tem um setor altamente competitivo no setor móvel, as operadoras estão lançando promoções agressivas e planos para atrair novos clientes. No entanto, a qualidade dos serviços oferecidos global está longe de ser as expectativas dos clientes. Agora, ao invés de apenas agir para aumentar suas receitas, as operadoras móveis terão de se preocupar também a prestar serviços de alta qualidade.