Noticias

O susto da conta de celular pós ferias

 susto da conta celular pós ferias

Ao voltar de ferias muita vezes  nos deparamos com uma conta de celular cheia de siglas complicadas que podem esvaziar nosso bolso. Aqui vamos tentar esclarecer as mais comuns como a VC1, VC1M, VC2,VC3, DSL1, DSL2 e os ADs.

O que são os VC1,VC2, VC3, DSL, AD e outros?

Cada uma dessas siglas esta associada a um custo, este valor muda dependendo da operadora que você opta. Dai a importância de uma pesquisa de mercado antes de adquirir seu plano de telefonia móvel.

VC1 e VC1M – Ligações dentro da mesma cidade

Vamos começar pela codificação mais simples quando as ligações são feitas dentro da mesma cidade, sem o custo de deslocamento: o VC1, VC1M.

  1. VC1: Chamada Local, significa que a ligação do celular foi feita para um telefone fixo dentro da mesma cidade. Por exemplo: DDD 11 (Celular) para DDD 11 (Fixo). Não tem custo de roaming
  2. VC1M: A ligação também foi local feita para um mesmo DDD mas de móvel para móvel. Aqui já começam aumentar os custo ao consumidor pois é cobrada por minuto, variando de uma operadora para outra.

VC2 e VC3 – Ligações interurbanas

Agora com o VC2 e VC3, entraremos na modalidade interurbanos e deslocamentos com custo de roaming. Um pouco mais complexo que os dois primeiros. E um custo maior também.

Entendendo a diferença entre VC2 e VC3: A Anatel designou um DDD para cada região, a partir desses DDDs temos as áreas primarias.  Disponibilizamos o link com essas áreas mapeadas no site da Anatel.

  1. VC2: Quando a ligação interurbana foi efetuada na mesma região primaria. Mesma região primaria significa que primeiro dígito do DDD de origem é o mesmo que o DDD de destino. Por exemplo, seu celular possui o código DDD 11 e você o utiliza na região de São Carlos com o DDD 16. Atenção ao custo, pois essa tarifação é por minuto.
  2. VC3: Chamadas interestaduais. Quando a ligação interurbana foi efetuada dentre diferentes áreas primarias. O primeiro digito do DDD entre as regiões é diferente. Por exemplo DDD 11 para DDD 21. Atenção! Pois as regiões são pelo primeiro digito do DDD e não pelos estados, Por exemplo, a cidade de Vitória tem o DDD 27 e no Rio de Janeiro o  DDD 21. Ou seja, a mesma região, mesmo pertencendo a estados diferentes.

DSL1, DSL2 e AD – Receber ligações fora do seu DDD

DSL1, DSL2 e AD:  Atenção ao receber as chamadas quando estiver viajando. Os adicionais em Roaming são valores estipulados pela própria Anatel que as operadoras podem cobrar caso esteja fora da área de registro do seu celular, ou seja um  outro DDD. Cobrado por minuto.

  1.  DSL1 ou V2R: São as chamadas Interestaduais recebidas na mesma área primaria, ou seja o primeiro digito do DDD é o mesmo na origem e destino como já explicamos anteriormente. Tarifação por minuto
  2.  DSL2 ou V3R: Chamadas Intestaduais recebidas com deslocamento em outra área. Por exemplo um celular de Florianópolis DDD 48 deslocado em Fortaleza roaming DDD 85. Tarifação por minuto

Além dessas temos os adicionais que são cobrados por chamada quando o usuário utiliza o celular estando em roaming.

  1. AD: É um valor fixo cobrado por cada chamada efetuada ou recebida quando você estiver for a da área de registro de seu celular,. Este valor varia de acordo com a operadora.
  2. AVO: É um valor fixo por chamada efetuada estando em roaming, ou seja para toda ligação VC2 e VC3 haverá o cobrança AVO.
  3. AVR: É um valor fixo por chamada recebida estando em roaming, ou seja para toda ligação V2R e V3R haverá a cobrança do AVR.

Agora, atenção com as siglas para não esvaziar seu bolso pós carnaval!

Ainda tem alguma duvida que podemos esclarecer ? Não hesite para deixar um comentário,