Noticias

A internet 5G está mais perto de se tornar realidade!

Alerta de novidade! Foi divulgado que 18 empresas fabricantes de smartphones irão aderir ao modem X5 da Qualcomm, isso quer dizer que em 2019 teremos os primeiros aparelhos celulares capazes de acessar a rede de internet 5G.

Novidade chegando: a internet 5G está mais perto de se tornar realidade!

Na lista dos fabricantes que aderiram a nova tecnologia estão a LG, Xiaomi, Nokia, Sony e Asus. Infelizmente, as maiores marcas como Apple, Samsung e Huawei ainda não estão na lista. Outra coisa “chata” é que a TIM, é a única operadora que possui representação no Brasil a participar da inovação. As demais operadoras ainda não se manifestaram.

Em janeiro de 2018 durante a Mobile World Congress, congresso realizado em São Francisco, nos EUA, o presidente da Verizon Ronan Dunne, afirmou que “O 5G abre mais oportunidades do que a nossa sociedade jamais vislumbrou, transformando conectividade em possibilidades para todo mundo”.

O setor de telecomunicação acredita que a banda larga móvel 5G injetará US$ 12,3 trilhões de dólares na economia mundial, além da criação de milhares de empresas e empregos ao redor do mundo até 2025.

  • As “promessas” da nova banda larga móvel 5G

De acordo com especialistas, a internet 5G promete proporcionar aos usuários altas velocidades de download, mais “conversa” entre as máquinas, menor demora na conexão e a “divisão” da rede em pedaços para priorizar serviços que sejam mais importantes.

Atualmente a velocidade mundial da internet é de 7,2 Mbps (megabit por segundo). De acordo com testes realizados pelas empresas Verizon e Qualcomm com a chegada da nova tecnologia a velocidade média passará a ser 1 Gbps (gigabit por segundo), ou seja, 140 vezes o número atual.

  • Padrão internacional 5G

Conforme divulgado, até o sinal 5G começar a ser alcançado pelos smartphones e outros aparelhos, a rede deverá ser avaliada por 2 (duas) séries de padrões de definições internacionais, sendo a UIT (União Internacional das Telecomunicações) responsável pela definição desses padrões.

Tudo será avaliado através de diversas análises como: latência, transferência de dados e demais atributos que uma rede deve apresentar para ser chamada de 5G.

  • Internet 5G no mundo

Países como EUA e Coréia do Sul pretendem aderir a internet 5G em 2019, já a Europa, China, Japão e Oriente Médio “prometem” para 2020. Já no Brasil, ainda há grandes incertezas de quando a inovação chegará por aqui.

De acordo com membros de governo, o Brasil deverá seguir orientações ditadas pelos grandes polos produtores de tecnologia para então aderir a algum tipo modelo ditado por algum deles.

André Borges, secretário de telecomunicações do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), afirmou a seguinte frase: “acho que o Brasil não pode querer ter a pretensão de liderar na tecnologia”.

Segundo ele, o país deve encontrar seu espaço e agir de forma integrada para acompanhar qualquer tendência mundial.

No início a internet móvel 5G será usada apenas em grandes centros urbanos com uma grande densidade de pessoas.