Noticias

Google recebe multa bilionária por antitruste com Android

A União Europeia aplicou uma multa bilionária de 4,3 bilhões de euros na Google. O motivo? A Google é acusada de dominar 80% do mercado de buscas com o Android utilizando de práticas ilegais.

O caso aconteceu há uma ano atrás, mas foi somente agora foi resolvido pela UE (União Européia).

Google recebe multa bilionária por antitruste com Android

Sobre o caso:

No ano passado a Google foi notificada pela Comissão Européia, órgão executivo da União Europeia em US$ 2,7 bilhões, sendo a gigante acusada de ter utilizado seu conhecimento e domínio de buscas em favorecimento do Google Shopping.

De acordo com o comunicado oficial publicado nesta quarta-feira, 18 de julho, a comissária europeia de Concorrência, Margrethe Vestager informou que a Google usou o Android como veículo para consolidar o domínio de seu mecanismo de busca.

Essas práticas ilegais não permitem aos rivais a chance de inovar e competir nos mecanismos de buscas. Dessa forma os consumidores europeus ficam impossibilitados de utilizar os benefícios da concorrência efetiva na importante esfera móvel. Isso é completamente ilegal sob as regras antitruste da UE.

 

O que é antitruste?

Antitruste – “é a lei que se destina a punir práticas anticompetitivas que usam o poder de mercado para restringir a produção e aumentar preços, de modo a não atrair novos competidores, ou eliminar a concorrência”. (Fonte: Dicionário Formal).

 

A Google ainda pode recorrer da decisão:

De acordo com a Google um fator que contribuiu aos mecanismos de buscas foi o oferecimento software Android gratuitos aos fabricantes, permitindo a multiplicação de telefones mais acessíveis, consequentemente aumentando o acesso a serviços online. Para a Google o Android possui opções para todos os tipos de usuários como: dispositivos de qualidade com preços mais baixos, inovação entre outros.

O porta voz da empresa diz que eles apelarão da decisão da Comissão Européia e que algumas mudanças podem vir em consequência desse caso como por exemplo: o Android deixar de ser grátis para todos os fabricantes que utilizam essa tecnologia.

A gigante Google tem o prazo de 90 dias para resolver no seu sistema operacional móvel as questões que envolvem vínculos de softwares de pesquisa e navegador, além de promover exclusividade de pagamento de aplicativos da Pesquisa Google.

Tags: ,