Noticias

Pesquisa divulga queda na venda de smartphones pela primeira vez!

Segundo informações divulgadas pela empresa Gartner a venda de smartphones caiu 5,6% pela primeira vez no  último trimestre de 2017.

Pesquisa divulga queda na venda de smartphones pela primeira vez!

Será que os smartphones estão perdendo a força ou o consumidor está levando mais tempo para fazer a troca do aparelho?

Pesquisa divulga queda de 5,6% na venda de smartphones pela primeira vez em toda história! 

De acordo com as informações divulgadas em relatório pela empresa Gartner, no último trimestre de 2017 foram vendidos aproximadamente 408 milhões de smartphones, número que corresponde a 5,6% a menos do que as vendas realizadas no mesmo período do ano anterior.

A Gartner é a empresa responsável pelo acompanhamento e crescimento do mercado dos aparelhos celulares (smartphones) desde 2004. Segundo a empresa essa queda é bastante preocupante já que o último trimestre costuma alavancar o número de vendas devido as festas de final de ano.

Anshul Gupta, diretor de pesquisas da Gartner resume bem alguns fatores responsáveis por essa queda: “Primeiro, trocas de celulares, de feature phones para smartphones, desacelerou devido à falta de qualidade dos smartphones ultra-baratos e os usuários estão preferindo comprar feature phones de maior qualidade”.

Conforme citado por ele um dos fatores é o crescimento nas vendas dos feature phones de maior qualidade – os feature phones são considerados aparelhos celulares intermediários, eles estão entre os smartphones e os aparelhos celulares comuns.

Outro ponto considerado na queda das vendas é que os consumidores que já tem smartphones estão dando um upgrade nos modelos e ficando com os aparelhos celulares por mais tempo.

Uma outra razão é a queda nas vendas dos aparelhos da Apple . Neste caso podemos destacar 2 pontos importantes: o preço salgado do iPhoneX e a falta de novidades no iPhone 8, isso fez com que a Apple vendesse muito menos do que o esperado.

+ Veja também: iPhone X no Brasil é o mais caro do mundo, mas será que vale o investimento 

Outro ponto a destacar é a falta de novidade apresentada pelos fabricantes, afinal rede móvel 4G e câmeras de boa qualidade já estão disponíveis há bastante tempo no mercado, sem mudanças  significativas nos novos lançamento de smartphones.

Mesmo com o mercado em queda, a fabricante que vem liderando as vendas de smartphones é a Samsung, sendo responsável por 20,9% de todos os smartphones vendidos em 2017, enquanto que a Apple alcançou o número de 14%.

+ Veja também: Display infinito, leitor de íris e muito mais. Confira as novidades do Galaxy S8

Os demais fabricantes como Huawei e Oppo também apresentaram crescimento em relação a 2016.