Noticias

Bloqueio do WhatsApp no Brasil: o que aconteceu ?

Whatsapp bloqueio Brasil 72h

Após bloqueio que seria de 72h ordenado pela justiça brasileira, o aplicativo de mensagens voltou a funcionar na tarde desta terça (03).

Na última segunda-feira (02), a justiça brasileira surpreendeu novamente os usuários do maior aplicativo de mensagens do mundo, o WhatsApp, obrigando as operadoras de telefonia móvel a bloquearem a ferramenta por um período que inicialmente seria de 72h. A decisão partiu de um juiz do estado de Sergipe, visando punir o Facebook, dono do WhatsApp. A Folha de São Paulo anunciou uma multa de 500 mil reais por dia em caso de descumprimento do bloqueio as operadoras Vivo, Claro, Oi, Tim e Nextel que não tiveram alternativa e bloquearam o aplicativo. Contudo, após pouco mais de 24h de bloqueio, os advogados do WhatsApp conseguiram uma decisão favorável da justiça brasileira e o serviço teve autorização para ser reestabelecido.

Essa é a segunda vez que o aplicativo gratuito é bloqueado em âmbito nacional. Nesta semana, a decisão se deu por conta do descumprimento de uma decisão judicial brasileira que pedia que o WhatsApp compartilhasse informações para fins de uma investigação criminal. Este é o mesmo processo que acarretou, em março, na prisão do representante do Facebook no Brasil, o vice-presidente Diego Dzodan, pois o Facebook é a empresa dona do WhatsApp. O juiz que comanda o processo quer que o WhatsApp libere informações trocadas por uma quadrilha interestadual de drogas no aplicativo, e a companhia se nega a colaborar por conta da sua já conhecida política de privacidade, que protege todo e qualquer conteúdo trocado pelo usuário no aplicativo. De acordo com os profissionais envolvidos na investigação brasileira, a falta do compartilhamento dessas informações estaria atrapalhando a resolução deste caso.

Uma reformulação recente no aplicativo WhatsApp piora ainda mais a negociação da polícia brasileira com a companhia americana, que é irredutível na sua política de privacidade. No início de abril deste ano, a partir de uma atualização, as mensagens trocadas no aplicativo de mensagens passaram a ser protegidas por criptografia de ponta a ponta, modelo pelo qual apenas o usuário remetente e a pessoa que está recebendo a mensagem tem acesso ao conteúdo trocado.  Nem mesmo a companhia poderia acessar os textos, áudios, vídeos e imagens trocados através da ferramenta.

Diante da nova tentativa da justiça brasileira, um dos criadores do WhatsApp reafirmou que o aplicativo não guarda o histórico de mensagens dos seus usuários, e que atender a pedidos como estes, ainda que para fins de investigação criminal, seria colocar em risco a segurança e privacidade de todos os usuários do mundo. Com isso, apesar de compreender a importância das investigações policiais, o WhatsApp demonstra seriedade e inflexibilidade na proteção e segurança da sua comunidade de membros.

A saída para as operadoras

Para as operadoras brasileiras, fazer o bloqueio do aplicativo é sempre um transtorno, apesar de as empresas brasileiras estarem constantemente em briga comercial com a ferramenta gratuita, que acabou se tornando a opção número um dos brasileiros para comunicação. Prevendo a insatisfação dos consumidores e se adiantando às reclamações, a operadora TIM saiu na frente e liberou o envio de mensagens comuns SMS de forma gratuita enquanto o aplicativo estivesse bloqueado.

De acordo com a empresa de telefonia móvel, a medida foi tomada visando diminuir os impactos da suspensão do WhatsApp e como forma de mostrar o compromisso com seus clientes. Com a liberação das taxas de envio de SMS, a TIM beneficiou seus mais de 65 milhões de clientes no Brasil.

A saída para os usuários

Apesar de ter durado pouco mais de 24h, o bloqueio do WhatsApp obrigou os usuários brasileiros a encontrarem alternativas de comunicação enquanto a situação não era resolvida. Uma delas foi a corrida para fazer o download do aplicativo Telegram, concorrente que ganhou mais de 7 milhões de usuários apenas nessas últimas 24h, de acordo com os criadores da companhia. Devido a alta repentina da procura, o app enfrentou alguns problemas técnicos, como o não recebimento por parte dos novos usuários das mensagens de confirmação com o código para autenticar o acesso à plataforma.

Essa não é a primeira vez que os brasileiros demonstram interesse pelo Telegram como alternativa ao queridinho WhatsApp. Apesar de desconhecido por muitos, o Telegram possui algumas funções úteis que atraem alguns e acabam fisgando outros usuários que estavam apenas de passagem.

Enquanto um acordo definitivo entre o WhatsApp e a justiça brasileira não é firmado, os usuários continuarão de olho nos acontecimentos e em busca de alternativas. Ao que tudo indica, devido a repercussão que esse último bloqueio causou, afetando inclusive a economia do Brasil, algumas medidas devem ser tomadas para garantir a liberdade de comunicação dos brasileiros em situações como essa. Vamos aguardar.