Noticias

Seu celular está com vírus? O que fazer

Virus Android Hummingbad

O HummingBad é um vírus que afeta smartphones Android e atrapalha a vida dos usuários. Saiba como identificar se o seu celular foi infectado.

Por mais que a tecnologia e segurança avancem, às vezes não é possível evitar a ação de hackers que penetram em aparelhos alheios a fim de tirar alguma vantagem disso e acabam prejudicando usuários comuns. É o que está acontecendo com mais de 10 milhões de pessoas que usam smartphones com sistema operacional Android no mundo. Um vírus chamado HummingBad tem se escondido em milhares de celulares, enchendo os aparelhos das vítimas de anúncios publicitários indesejados.

De acordo com especialistas, o vírus penetra no seu aparelho e se esconde em aplicativos legítimos instalados por você, como o WhatsApp, Facebook e Snapchat, de forma que o Android não consegue detectar sua presença. A partir disso, o vírus começa a inundar seu aparelho com anúncios publicitários e avisos não solicitados, e até com a instalação de aplicativos falsos no aparelho, que ficam escondidos e acabam gerando lucro para os desenvolvedores.

Diante dos anúncios, você nada pode fazer a não ser clicar nos links infectados, e é ai que os desenvolvedores dos vírus ganham dinheiro: através de cliques nos anúncios visualizados de forma forçada por você. Contudo, o mais grave é que, uma vez em seu aparelho, esse vírus passa a ter contato com seus dados e documentos, podendo coletar informações pessoais e vendê-las a empresas. Além disso, o volume de dados do seu aparelho e a bateria são prejudicados, uma vez que há atividade escondida sendo executada. A boa notícia é que caso você perceba alguns desses sintomas, há algo que você pode fazer.

O que fazer com meu celular infectado?

Se seu celular já foi infectado e você tem observado um comportamento semelhante ao dito acima em seu aparelho, a primeira coisa a fazer é garantir uma cópia de segurança (ou backup) e todos os seus dados. Sendo assim, salve fotos, vídeos, contatos, documentos e conversas que deseje manter, além de anotar seus aplicativos favoritos para baixar depois. A partir disso, você terá de reconfigurar o aparelho para o estado zero, como se ele tivesse acabado de sair da loja.

Nas configurações do aparelho, tive a função “limpar dados – restaurar fábrica” de acordo com as instruções do seu modelo de aparelho. Além disso, na maioria dos casos será necessário levar o aparelho a um especialista, pois o vírus pode estar enraizado e ainda permanecer lá.

Como prevenir:

A maior causa de infecção por vírus em celulares é o download de novos aplicativos através de lojas não confiáveis. Elas não possuem as mesmas garantias que os aplicativos que precisam passar por processos de verificação para estarem nas lojas oficiais, como a Google Play Store. Para evitar isso, é recomendado que você baixe aplicativos apenas de fontes confiáveis, como a loja do Google ou o site do próprio fornecedor/app.

Além disso, é bom evitar ofertas que fornecem gratuitamente aplicativos que seriam pagos, pois a segurança do seu aparelho pode estar em jogo. Outra dica, antes de fazer qualquer download, é prestar atenção nas avaliações e ver se elas foram escritas por pessoas reais. A maioria dos aplicativos falsos e infectados podem ser reconhecidos por avaliações idênticas de usuários fantasmas.

Apesar de não estarmos totalmente protegidos, a Google afirma estar ciente das situações e estar melhorando constantemente seus sistemas para que esses vírus sejam identificados e eliminados. Enquanto isso, vale também o bom senso e a informação aos usuários para evitar o ataque por hackers, que sempre vão existir.