Noticias

Índia lança celular mais barato do mundo

Smartphone Freedom 251 começa a ser vendido no país pela Ringing Bells por cerca de R$15 com sistema operacional Android.

freedom 251

 

 

 

 

 

 

 

 

É chegada uma nova era para os celulares no mundo. Com largada da Índia, o ano começa com o lançamento do smartphone mais barato do mundo. Custando cerca de R$15, ou 251 rúpias indianas, o celular lidera o ranking de aparelhos baratos e acessíveis à maioria da população de um país.  Pertencente à empresa Ringins Bells, fundada em 2015, o smartphone funciona com o sistema operacional Android 5.1 Lollipop e estará disponível para encomendas em um site próprio, que foi apresentado ao público em Nova Délhi, na última quarta (17/2).

Devido ao preço baixo, os recursos também são limitados. Neste primeiro modelo, o aparelho conta com uma tela IPS de 4 polegadas com resolução qHD, 1 giga de memória RAM, 8 giga de memória interna – que pode ser ampliada para 32 giga com o uso de um cartão Micro SD -, além de um processador de quatro núcleos que funciona a 1,3 gigahertz. Além desses recursos, o smartphone Freedom 251 conta com duas câmeras, uma frontal de 0,3 megapixels e uma traseira com 3,2 megapixels e foco automático.

Para os que adquirem o aparelho, é dada uma garantia de 01 ano para o celular em si, de 06 meses para a bateria e o carregador e de 03 meses para os fones de ouvido de fábrica. Apesar de ter capacidade para aceitar apenas 250 mil pedidos, segundo informações da própria Ringing Bells, a empresa espera chegar a um patamar de 10 milhões de encomendas por mês para o aparelho.

Segundo a companhia, essa nova modalidade de telefonia móvel tem como objetivo garantir a acessibilidade das populações mais pobres e residentes de áreas remotas à comunicação. Na Índia, de acordo com a renda de sua população, 251 rúpias é um valor, de fato, acessível. A produção do aparelho é possível graças à ajuda da campanha do governo intitulada Made in India, que tem como objetivo fomentar investimentos no país. De acordo com a Ringins Bells, o preço ao consumidor do aparelho é possível graças a uma lista local de componentes. Segundo a empresa, sua missão é “oferecer produtos de tecnologia de alta qualidade e melhor serviço ao menor custo”.

Para alguns indianos, esse é o início da revolução nas telecomunicações. O mercado de smartphones na índia já é consolidado. Com uma população de mais de 1 bilhão de pessoas, atualmente estima-se que 220 milhões sejam usuários ativos de telefonia móvel. Atualmente, a Índia figura como o segundo maior mercado de smartphones do mundo, perdendo apenas para a China e ultrapassando os Estados Unidos.

Ainda não se sabe se o novo smartphone será sucesso no país, apesar da indicação de que sim. Contudo, com a acessibilidade à tecnologia cada vez maior por conta dessas novas criações, a população que ainda não possui aparelhos encontra no Freedom 251 preços atrativos e recursos úteis. Era o que faltava para a comunicação por meio de celulares se expandir, principalmente em áreas rurais, onde a maioria da população ainda não possui esse tipo de celular.