Noticias

Google One: a nova plataforma de armazenamento e compartilhamento na nuvem

Chegou ao Brasil o Google One – o serviço de armazenamento e compartilhamento familiar da nuvem que irá substituir os planos pagos do Google Drive.

O Google One foi anunciado em maio nos Estados Unidos com o intuito de dar cara nova as assinaturas de armazenamento do serviço de nuvem do Google.

Google One: a nova plataforma de armazenamento e compartilhamento na nuvem

A nova plataforma oferecerá mais memória a preços mais acessíveis do que o atual Google Drive. A explicação para tal mudança é que hoje em dia as pessoas precisam de mais espaço de armazenamento em decorrência da evolução tecnológica como por exemplo o armazenamento dos vídeos em 4k (alta qualidade).

+Veja também: 6 passos para deixar fotos perfeitas nas redes sociais

O Google One também contará com compartilhamento familiar para até cinco pessoas, terá upgrade de espaço, suporte com especialistas e recompensas para os usuários como vouchers para comprar apps e jogos.

O Google  Drive continuará existindo como plataforma de gerenciamento de arquivos, entretanto sem ligação direta a compra de cotas na nuvem. Nada mudará para os usuários que possuem conta gratuita que permanecerá oferecendo 15 GB livres de armazenamento.

O Google One contará com planos de 100 GB a 30 TB e pretende presentear os usuários do serviço com créditos no Google Play e descontos exclusivos em hotéis na busca do Google.

A página do Google One no Brasil ainda não revela os valores dos planos de assinatura. Até o momento, o Google informou apenas que os atuais usuários pagos terão um upgrade de espaço sem precisar pagar nada mais por isso. A Google revelou também que em alguns casos a mensalidade poderá até diminuir.

Importante: todos os assinantes do Google Drive serão migrados para os novos planos do Google One automaticamente.

+Veja também: Google recebe multa bilionária por antitruste com Android 

Como mencionado as opções de armazenamento variam de 100 GB a 30 TB, sendo a principal novidade de lançamento a cota de 200 GB que terá o preço de R$ 9,99 por mês. A empresa extinguiu o plano de 1 TB, entretanto reduziu o valor do plano de 2 TB pela metade.

O principal benefício do Google One é o compartilhamento familiar que não requer a ativação de um plano específico para usar. O plano permite adicionar até cinco pessoas em uma mesma conta. Cada usuário possui os usuais 15 GB e poderá consumir o armazenamento pago da conta primária ao extrapolar esse limite. Vale ressaltar que os participantes armazenam seus arquivos separadamente, eles (integrantes) dividem apenas a quantidade de gigabytes disponíveis na nuvem.

Os usuários assinantes contarão com acesso facilitado a um time de especialistas online para tirar dúvidas sobre qualquer produto da empresa, além de receber alguns presentes da Google como vouchers da Play Store para comprar apps e jogos do Android.

+Veja também: Summit: o supercomputador mais poderoso do mundo! 

A Google ainda prometeu adicionar mais vantagens ao longo dos próximos meses.

O Brasil, a Argentina e o México são os primeiros países da América Latina a terem o Google One disponibilizado aos usuários.