Noticias

Dicas para melhorar o desempenho do seu computador

É natural que após um certo tempo de uso os computadores fiquem mais lentos. Isso deve-se a uma série de fatores e algumas vezes a culpa pode não ser proveniente de um malware (vírus). A lentidão pode-se dar aos registros de arquivos temporários, erros de registros, execução de programas em segundo plano, etc.

Por isso, vamos dar algumas dicas de como melhorar o funcionamento do seu computador com um passo a passo bem simples e fácil de executar.

Limpeza de disco

Algumas versões do Windows são capazes de fazer a “desfragmentação automática” ou a limpeza de disco, mas vale a pena você realizar essa tarefa também!

Passo 1: abra o explorador de arquivos e clique em “Este Computador”;

Passo 2: clique com o botão direito sobre a unidade de armazenamento – “Disco Local (C:)”, na maioria dos casos.

Passo 3: em “Propriedades” clique nas abas “Geral” e “Ferramentas” e ative a função “Limpeza de Disco” e “Otimizar”.

Será iniciado o processo de desfragmentação e limpeza de disco. Vale lembrar que esse processo pode demorar um pouco, mas com certeza valerá a pena.

Fique atento ao programas que rodam em segundo plano

Feche todos os programas que rodam em segundo plano, isso com certeza irá otimizar o desempenho do seu computador.

Para finalizar esses programas você deve ir na a flecha exibida ao lado do relógio e consultar os programas secundários executados. Para encerrar esses programas basta clicar com o botão direito sobre um dos serviços e encerrar os aplicativos.

+ Leia também: Fique atento – o bad rabbit já chegou no Brasil 

Uso da memória  RAM e CPU

Alguns programas de computador consomem muita memória RAM e CPU, por isso, fique atento quando seu computador apresentador lentidão no sistema.

Para consultar e gerenciar os softwares “consumidores” de memórias aperte as teclas “Ctrl + Shift + Esc” e abra o Gerenciador de Tarefas.

Vai aparecer uma tabela com os aplicativos e o quanto eles consomem de CPU e Memória. Escolha qual (is) programa (s) você quer encerrar e clique com o botão direito “finalizar tarefa”.

Desativando extensões do navegador 

Os navegadores também são grandes vilões no quesito de consumo de memória RAM.

A execução de extensões dos navegadores podem deixar seu computador lento não somente na pesquisa e acesso aos sites, mas também no momento da execução de programas offline.

Por isso, não hesite em desativar essa função. Para isso, siga o passo a passo abaixo:

Passo 1: Encontre as opções de configurações de seu browser e clique sobre “Extensões” ou “Complementos”.

Passo 2: Desabilitar os serviços extras instalados.

Protegendo seu computador de vírus

+ Leia também: Dicas úteis para proteger seu computador dos vírus da internet 

Além de todas as dicas acima, uma outra forma de manter seu computador em pleno funcionamento é fazer a instalação de programas que fazem uma varredura “total” da máquina. Esses programas além de procurarem erros, eles também eliminam os vírus causados por demais aplicativos da internet.