Noticias

Correios irá se tornar operadora de celular de baixo custo

Correios operadora de celular MVNO

Com 12 mil agências pelo país, a empresa passará a oferecer chip telefônico da marca

Já imaginou contratar seu plano de celular nos Correios ? Após rumores que já duram anos pela internet e a expectativa dos milhares de futuros clientes, parece que finalmente a ideia dos Correios de se tornar uma operadora de telefonia móvel de baixo custo irá sair do papel. A ideia de estatal brasileira é funcionar como uma operadora virtual, chamada de MVNO (Mobile Virtual Network Operator), onde serão vendidos chip da marca, porém toda a infraestrutura e frequência necessárias para o serviço funcionar vêm de uma outra operadora já existente. A expectativa dos Correios é faturar R$1,5 bilhão em um prazo de cinco anos com o novo serviço.

Foi lançado essa semana o edital para que as empresas interessadas em se candidatar para oferecer estrutura enviem suas propostas. Os Correios irão avaliar as candidaturas com base na receita que poderá ser acumulada com a remuneração dos chips pré-pagos e o percentual pela venda das recargas realizadas. Para ser considerada para a licitação, a operadora de telefonia deve ainda estar presente em pelo menos 50% dos municípios brasileiros, já que um dos objetivos dos Correios, com o novo serviço, é atingir o maior número de pessoas possível, principalmente moradores de locais mais afastados. Com 12 mil agências espalhadas pelo país, os Correios teriam condições de atender moradores dessas cidades mais remotas.

De acordo com o cronograma da estatal brasileira, as novas operações já devem começar a funcionar no primeiro trimestre de 2017. A grande vantagem, para o consumidor, é o acesso facilitado a chips e recarga por meio das milhares de agências espalhadas pelo país. Além disso, o custo da telefonia móvel dos Correios será mais baixo, pois eles querem se aproximar da população com mais dificuldades de comunicação. A empresa é a maior líder no setor de logística no país atualmente, e pretende permanecer crescendo com a nova iniciativa.

Esse tipo de operadora virtual de telefonia móvel oferecida pelos Correios ou serviços de postagens já é realidade em alguns países, a exemplo da Itália, França, Alemanha e Portugal. No Brasil, os Correios foram autorizados a entrar no setor de telecomunicações pelo Ministério das Comunicações, através de iniciativa da Lei 12.490/11, que permitiu a diversificação das atividades da estatal como forma de diversificar as fontes de receitas da companhia. Os correios desejam ainda agregar mais valor à marca se inserir no processo de digitalização pelo qual passa o país.

Uma boa noticia para o consumidor!

Para saber mais sobre a evolução desse projeto veja no blog dos Correios.