Noticias

Chamadas via celular ficam mais baratas no Brasil

Custo das chamadas celular em queda

Apesar da crise econômica e da inflação em alta, fazer ligações via celular ficou mais barato no Brasil no último mês de março. É o que aponta o relatório do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, que divulga o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Segundo o órgão, houve queda de 2,71% nos valores da telefonia celular, que, ao que tudo indica, foi provocada pela redução de tarifa de chamadas feitas a partir de telefone móvel de algumas operadoras. Os serviços de comunicação em geral recuaram 1,65% em março, e a tendência é que essa taxa ainda continue a cair em abril.

Em outro estudo que traz boas notícias aos usuários, a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), afirmou que realmente há uma movimentação de queda nas tarifas de ligações e que o brasileiro gasta hoje em dia, em média, 10 centavos por minuto em ligações via celular. Este número é 29% menor do que as tarifas pagas pelos usuários em 2014, que tinham uma média de 14 centavos.

Essa diminuição de preço foi possível por causa do aumento da demanda dos consumidores e também pela expansão das redes das operadoras, que alcançaram mais cidades e permitiram que um maior número de pessoas pudesse ter acesso a redes e sinais de telefonia móvel. Além disso, também houve redução no valor cobrado aos usuários quando estes precisavam realizar chamadas para outra operadora que não a sua. Vale lembrar que esta diminuição diz respeito a chamadas entre concorrentes, uma vez que as operadoras já oferecem preços bastante competitivos para chamadas entre chips da mesma empresa.

Para se ter uma ideia da redução, em 2011 a tarifa cobrada interconexão custava cerca de R$0,55 o minuto. Naquela época, a Anatel já havia previsto que as tarifas deveriam apresentar quedas anuais de aproximadamente 2 centavos por minuto até 2018. Se isso se consolidar, os valores para ligações irão ficar competitivos frente ao uso de aplicativos de mensagens que necessitam de internet e pacote de dados para funcionar e realizar ligações, a exemplo do WhatsApp e do Skype.

O uso do pacote de dados

Pode parecer contraditório, mas apesar da queda no valor cobrado pelas ligações feitas a partir de celulares, os brasileiros não estão mais usando o celular para realizar chamadas. Os usuários estão, aos poucos, abandonando o serviço de voz e passando a gastar em dados, fazendo com que as chamadas percam cada vez mais espaço. Isso está sendo possível devido a popularização dos smartphones no país. Esse novo modo de utilizar a telefonia móvel alavancou a expansão da rede 4G pelo país. Em janeiro de 2015, por exemplo, o número de acessos em 4G era de 7,8 milhões, passando para 20,4 milhões em outubro do mesmo ano.

Atualmente, estima-se que a internet móvel representa 30% do faturamento das redes de telefonia do país. O que se espera, para 2016, é que as receitas com o uso da internet móvel no celular ultrapassem, pela primeira vez, aquelas geradas por ligações de voz. Vamos continuar acompanhando o mercado para ver quais serão as alterações que vêm por aí. Sejam qual for, a torcida é para que o beneficiado seja sempre o usuário.