Noticias

Whatsapp passa a ser de graça para todos

Whatsapp de graça

Fundadores do aplicativo de mensagens mais popular do mundo confirmam que cobrança anual será extinta e o aplicativo passará a ser gratuito para sempre.  

O ano começa com novidades no mundo da tecnologia. A partir desse ano, o aplicativo Whatsapp, o mais popular de comunicação instantânea no mundo, passará a ser gratuito para todos os usuários. O anúncio do fim da cobrança anual foi feito pelo fundador da empresa, Jan Koum, durante conferência em Munique, na Alemanha. Apesar de nem todos os usuários receberem mensagens de cobrança, para usar o aplicativo alguns precisavam desembolsar U$0,99 por ano, ou R$2,55 segundo a taxa estipulada pela plataforma para os brasileiros. Com a mudança, o app passa a ser completamente gratuito. O anúncio já está registrado no blog oficial da companhia.

Jan Koum afirmou que a ideia de cobrar pelo serviço, ainda que anualmente, passou a impressão que o usuário poderia ter sua comunicação cortada a qualquer momento se não fizesse o pagamento, e esse foi motivo para a mudança de postura: garantir que todos tenham acesso ao aplicativo de forma livre. Afinal, nem todos os usuários possuem um cartão de crédito ou débito para pagar a anuidade. Com essa manobra, o aplicativo tende a se tornar ainda mais popular, principalmente em regiões onde os usuários não têm muita familiaridade com pagamentos através dos smartphones, como é o caso de alguns lugares do Brasil. Essa decisão tambem vai melhorar a percepção do aplicativo Whatsapp pelos usuarios brasileiros, logo depois a proibição de um dia pelo governo e a divulgação do aplicativo concurrente Telegram.

A mudança, contudo, não acarretará a exibição de anúncios e propagandas de terceiros no aplicativo, considerados por muitas pessoas como spam. A empresa não divulgou, contudo, qual será a nova estratégia para manter o aplicativo no ar em tantos países sem o dinheiro arrecadado com o pagamento das anuidades. A companhia está estudando alternativas e algumas mudanças devem acontecer nos próximos meses. Tudo indica que as mais significativas serão voltadas ao uso do aplicativo por empresas, que podem ser a nova fonte de renda da plataforma.

A partir desse ano, espera-se uma reformulação no aplicativo de forma geral, que deve ganhar novos recursos para atender melhor seus usuários. Entre as mudanças previstas pelos especialistas e os rumores publicados na web estão a criptografia das conversas, tornando o aplicativo mais seguro para todos, a possibilidade de realizar videochamadas, como acontece com o Facetime do Iphone, e a função ‘favorito’ nas conversas, através da qual o usuário poderá marcar o conteúdo relevante, adicioná-lo a uma lista de favoritos e acessar de forma mais rápida posteriormente através do menu.

Além disso, também são esperadas funções como a marcação de conversas como não lidas, o silenciamento de usuários individuais, atualmente só permitido para grupos, e a pré-visualização de URLs nas conversas. Algumas dessas novidades já foram aprovadas e estão sendo liberadas aos poucos nas novas versões do aplicativo. Para outras, contudo, nos resta aguardar o que está por vir dessa plataforma que a cada dia surpreende os usuários no mundo inteiro.