Noticias

Telecom Italia : oferta para operadora GVT ?

Seguinte a agencia de noticia Reuters, a Telecom Italia seria trabalhando numa oferta para compra da GVT, filial brasileira de telecomunicações da empresa Vivendi. O presidente-executivo anunciou a noticia nesta terça-feira, um dia depois de um investidor estrangeiro propôs investir dinheiro fresco para maior operadora de telecomunicações da Itália.

O egípcio Naguib Sawiris, que vendeu a terceira maior operadora móvel da Itália, Wind no ano passado, pretende voltar a entrar no país, investindo na operadora endividada através de um aumento de capital.

Telecom Italia disse na segunda-feira que consideraria a proposta do Sawiris e apresentaram alguns detalhes, mas nenhum dos lados revelou o tamanho e os objetivos do investimento potencial.

Os relatórios de mídia da Itália indicaram uma numero de até 4 bilhões de euros (US $ 5 bilhões; 10 bilhões de reais) e disse que o movimento poderia ajudar a Telecom Italia financiar a compra da GVT.

Fontes disseram à Reuters que a Vivendi está buscando pelo menos 7 bilhões de euros para a GVT, e que a Telecom Italia é uma das quatras empresas que obtiveram documentos na empresa de telecomunicações brasileira. O prazo para propostas preliminares é em torno do final do ano, disseram as pessoas.

“A GVT é uma operadora de telefonia fixa no Brasil e já temos a segunda maior operadora móvel lá, por isso é certamente algo para olhar, assim como nós estamos olhando para muitas outras coisas,” disse o CEO Marco Patuano a repórteres em Roma.

Perguntado se a empresa estava considerando um aumento de capital nas linhas do que Sawiris propostou, Patuano respondeu: “No momento, não há necessidade de um”.

Ele se recusou a fazer mais comentários sobre o interesse Sawiris na empresa.

A empresa também foi avaliar um possível spin-off da sua valiosa rede de telefonia fixa na Itália, e tive conversações com os fundos de investimento (apoiados pelo estado) Cassa Depositi e Prestiti (CDP) sobre o projeto.

A Telecom Italia é controlada por uma holding não listada, Telco, que detém 22,4 por cento das ações. O grupo de telecomunicações espanhol Telefonica assim que a Assicurazioni Generali, Mediobanca e Intesa Sanpaolo da Itália são todos os acionistas da Telco.

A volta potencial de Sawiris foi recebida com frieza por alguns dos accionistas no conselho da Telecom Italia, uma fonte disse à Reuters na segunda-feira.

Porque implica um aumento de capital, a oferta do Sawiris é pouca atraente para os investidores já existentes, pois eles poderiam ver a participação deles na Telecom Italia diluída.

A forte presença da Telecom Italia na América do Sul por meio de uma aquisição da GVT também poderia provocar um choque com a presença da Telefônica no continente. Os dois competem em operações móveis no Brasil.

Analistas no Espírito Santo dissem que o pouco de informação que tem (sobre a proposta de aumento do capital pelo Sawiris), não permitia prever como principais acionistas da Telecom Italia iria reagir.

“Nesta fase, há mais perguntas do que respostas, tais como o tamanho da participação do Sr. Sawiris está apontando para o valor envolvido e do destino dos recursos, e isso é para não mencionar quaisquer implicações para o controle do veículo Telco” escreveram na terça-feira.

“Ele continua a ser visto, se tal operação seria reservado para o Sr. Sawiris, resultando na diluição dos demais acionistas, ou se o aumento de capital envolveria todos os acionistas da TI, ou seja, Telco e seus próprios accionistas.”

Telefonica se recusou a comentar sobre o interesse do Sawiris na Telecom Italia, assim como dos bancos italianos.