Noticias

Serviço de Localização Atual é liberado pelo WhatsApp

Na última terça-feira, dia 17  de outubro, o WhatsApp liberou um novo recurso para seus usuários. Trata-se do serviço de “Localização Atual” que permite o compartilhamento da localização exata do usuário no mapa. A atualização está disponível tanto para o iOS como para o Android.

Esse compartilhamento é permitido devido ao GPS presente nos aparelhos celulares e o recurso de localização em tempo real só é exibido após a ativação do usuário.

Como funciona?

A informação de “localização atual” chega em tempo real em formato de mensagem com a posição do usuário no mapa;

É possível compartilhar a localização atual em chats individuais ou no grupo;

A atualização é em tempo real, ou seja, conforme o usuário se move o trajeto é alterado/ atualizado;

É possível visualizar todos os usuários que compartilharam a atualização no mesmo mapa;

Formas de uso:

O recurso fica ativo por até 08 horas, mas saiba que existe 03 possibilidades de uso do serviço de “localização atual“.

Ativo por 15 minutos: compartilhamento ideal para quando você está próximo de uma pessoa, mas precisa de auxílio para encontrar o local correto;

Ativo por 60 minutos: localização real para compromissos no prazo dentro de 01 hora. Exemplo: saída do local em direção ao encontro (destino);

Ativo por 8 horas: compartilhamento em tempo real para eventos ou encontros de grande porte e duração. Exemplo: festas, shows ou eventos corporativos, onde existe um grupo de pessoas.

Importante: é possível finalizar a localização a qualquer momento. Para isso, basta o usuário clicar em encerrar na janela do chat que fica logo abaixo da mensagem.

Palavra de especialista:

É sabido que o uso do GPS consome muita bateria dos aparelhos celulares e smartphones, mas de acordo com Zafir Khan, gerente de produto do WhatsApp o serviço de “Localização Atual” recebeu muitas otimizações e não deve gerar tanto consumo de bateria.

De acordo com o WhatsApp o serviço de Localização já foi liberado, entretanto a atualização pode demorar alguns dias para que esteja disponível para todos os usuários.