Noticias

Mozilla lança sistema operacional para celulares

A Mozilla, empresa sem fins lucrativo, vai entrar na competição contra a Apple e a Google, no seguimento dos sistemas operacionais para celulares / smartphones.

Gary Kovacs CEO Mozilla annuncia sistema operativo celulares smartphones

Usando a linguagem standard HTML 5, a Mozilla disse que o seu novo sistema operacional funcionara nos aparelhos mais básicos que os smartphones atuais. Os primeiros dispositivos usando o sistema da Mozilla serão aparelhos “touchscreen” baratos tais como da Huawei e LG, e funcionaram com processadores Qualcomm Snapdragon.

Os telefones que iriam usar esse novo sistema operacional apareceram no verão desse ano, começando pelo Brasil, Colômbia  Hungria, México, Montenegro, Polônia, Sérvia, Espanha e Venezuela.

Mozilla disse que 18 redes de telefone estão apoiando essa iniciativa, incluindo a Deutsche Telekom na Alemanha e Sprint Nextel nos estados unidos.

Porem, a empresa sem fins lucrativo enfrenta um mercado difícil e atualmente dominado pelas iOS da Apple e a Android da Google, que têm respectivamente 22% e 69% do mercado.

Uploaded from Mozilla press office
Como ficará a apresentação de ícones no sistema operacional da Mozilla Firefox

Outros lutam para ter um pedaço do mercado como a plataforma Microsoft Windows Phone e o sistema operacional Blackberry.

Durante o  Mobile World Congress em Barcelona o chefe da Mozilla, Gary Kovacs, revelou grandes esperanças para o novo sistema.

Disse : “Nosso objetivo é equilibrar o campo de jogo e dará início numa explosão de conteúdo e serviços que atenderam às diversas necessidades dos próximos 2 bilhões de pessoas on-line.”

Especialistas elogiaram os esforços iniciais da Mozilla na obtenção de redes e fabricantes nesse projeto, mas ainda há preocupações sobre o quanto os desenvolvedores estarão dispostos a produzir aplicativos para o novo sistema.

“Desenvolvedores, que geralmente são pequenas operações, não vão querer gastar o tempo deles desenvolvendo e apoiando aplicações em varias plataformas”, disse Mohssen Toumi da consultoria Booz & Co. “Especialmente se um deles apenas tem uma pequena parte do mercado.”

Veja mais no site oficial do sistema operacional (OS) da Mozilla