Noticias

Forma de pagamento? Selfie!

Mastercard selfie pay

Mastercard vai lançar pagamentos a partir de auto-retratos de smartphones e tablets.

Já não é novidade que os smartphones são grandes aliados dos bancos e empresas de cartões de crédito. A cada dia, surgem aplicativos para facilitar compras e transações e simplificar a vida dos usuários que optam pela tecnologia. Sendo estudada há alguns meses e com lançamento esperado para este ano, a novidade desta vez fica por conta da operadora de cartão de créditos MasterCard, que afirma que vai lançar uma nova forma de pagamento através de smartphones: a selfie. O recurso, chamado de Selfie Pay, deve substituir as tradicionais senhas por um autorretrato do titular do cartão. Na hora de autorizar a compra, basta tirar uma selfie em tempo real com a câmera frontal do aparelho para autorizar a transação.

De acordo com a empresa, a tecnologia envolvida para o novo serviço será segura, uma vez que vai usar a identidade visual armazenada dos usuários, que ficará segura nos servidores da empresa em forma de mapa digital quando o usuário optar pela ativação do recurso. Para ter acesso ao novo sistema, os consumidores precisarão baixar o aplicativo em seus smartphones ou tablets e realizar o cadastro com seus dados pessoais. Ao prosseguir para o pagamento de uma compra, a foto tirada será comparada com a armazenada no sistema. Para evitar fraudes – a exemplo do uso de fotos já salvas nos aparelhos -, o aplicativo pedirá para o usuário piscar os olhos antes de escanear o rosto. O uso de vídeos com olhos piscando também será possível de ser detectado graças ao uso de algoritmos. Além disso, outra forma que a Mastercard irá usar para garantir a segurança dos usuários é analisar as transações feitas com o Selfie Pay para checar se estão dentro da normalidade e do perfil do cliente.

Selfie pay mastercard

Para a Mastercard, a nova ferramenta é uma das formas de tornar mais segura a autenticação de compras e transações eletrônicas com seus cartões, evitando fraudes e clonagens. O novo sistema é mais seguro do que as tradicionais senhas eletrônicas, uma vez que muitas pessoas acabam usando códigos numéricos bastante previsíveis com medo de esquecê-los, deixando-os fáceis para pessoas envolvidas em fraudes. Esquecer a senha também é um dos problemas enfrentados. Os primeiros testes estão sendo realizados nos Estados Unidos, e a previsão é que 14 países recebam a nova tecnologia, começando pelo Reino Unido, ainda este ano. Em cinco anos, estima-se que o mundo inteiro poderá experimentar esse tipo de tecnologia. Já é sabido que a empresa de cartões de crédito e débito fechou parcerias com fabricantes de smartphones para a implantação do novo aplicativo, a exemplo da Apple, Google, Samsung e Microsoft.

Continuando com a evolução digital, a Mastercard afirmou ainda que também está trabalhando em outras tecnologias de autenticação de compras, a exemplo de scanner da íris dos olhos, reconhecimento de voz e monitoramento da pulsação. Esse último já foi testado na Holanda e no Canadá com retorno positivo. Para os que preferem usar a tecnologia para transformar as transações bancárias em algo mais rápido e simples, vale aguardar e ver qual dessas tecnologias chegará ao Brasil.