Noticias

Foi roubado? Bloqueie o IMEI e deixe seu celular inútil!

Aprenda a bloquear o IMEI e deixe seu aparelho celular totalmente inútil e indisponível para que ele não volte a circular no mercado!

Foi roubado? Bloqueie o IMEI e deixe seu celular totalmente inútil!

De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Justiça, mais de 01 milhão de aparelhos celulares são roubados anualmente. Entretanto, esse número pode ser bem maior, já que o levantamento é baseado apenas nos furtos e roubos registrados nas delegacias de todo Brasil.

Os celulares roubados acabam voltando ao mercado como “celulares piratas”, sendo comercializados por preços bem reduzidos. Como infelizmente ainda existem compradores para esses aparelhos “xing ling” os índices de roubos só aumentam, pois é preciso alimentar esse mercado clandestino.

Para sanar esse problema, uma das soluções encontradas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) é o bloqueio de milhões de aparelhos celulares piratas em todo Brasil.

+ Leia também: Saiba por que a Anatel vai bloquear milhões de celulares

Mas saiba que você pode fazer e muito para inibir novos roubos e deixar os ladrões a “ver navios”, já que é possível deixar o aparelho celular roubado totalmente inútil e indisponível para voltar ao mercado. Para isso, basta fazer o bloqueio do IMEI.

O IMEI é uma identificação global formada por uma sequência de quatro grupos de números (ex: 111111-11-111111-1) registrado na GSMA, órgão internacional regulador que reune empresas de telefonia móvel de todo mundo.

O número do IMEI pode ser localizado na caixa do aparelho celular ou smartphone, na nota fiscal de compra ou digitando *#06# como se estive fazendo uma ligação no celular.

Por que e como bloquear o IMEI? 

Quando você bloqueia o IMEI do seu aparelho celular você impede que ele volte ao mercado, pois uma vez bloqueado o smartphone fica totalmente impossibilitado de fazer ligações e de acessar a internet. A única funcionalidade que o “novo comprador” terá acesso é a agenda e o despertador. Ninguém quer um smartphone para isso, não é mesmo?!

O primeiro passo para o bloqueio do IMEI é fazer um boletim de ocorrência (BO). Em seguida é necessário o contato com a sua operadora de celular. Muitas vezes será solicitado a cópia do BO para finalizar o procedimento do bloqueio do IMEI e do Chip.

Abaixo, listamos os contatos das operadoras para solicitar o bloqueio do IMEI.

Vivo: 1058 ou *8486

Claro: 1052

TIM: 1056 ou *144

Oi: 1057 ou *144

+ Leia também: Anatel divulga o calendário de bloquei dos celulares piratas 

Se todos nós – vítimas de roubos ou furtos fizermos esse passo a passo, com certeza estaremos dando um grande passo na diminuição dessa malandragem (roubos), pois dessa forma o mercado ilegal e clandestino ficará totalmente sem sentido com tantos aparelhos inúteis, sem qualquer tipo de funcionalidade.