Noticias

Fique atento! O Bad Rabbit já chegou no Brasil

Um novo malware chamado Bad Rabbit já chegou ao Brasil e está pedindo resgates em bitcoins.

Fique atento! O Bad Rabbit já chegou no Brasil

Malware é um termo em inglês para definir malicious software. O malware nada mais é do que um software (vírus de computador) destinado a causar danos ou roubos de informações em computadores de terceiros e também solicitar resgates em dinheiro.

O Bad Rabbit começou na Rússia e na Ucrânia, mas foi na terça-feira (24/10) que ele causou danos em toda população gerando atrasos no aeroporto de Odessa e afetando vários meios de comunicação na Rússia incluindo grandes e importantes agências de notícias, o malware ainda afetou o sistema do metrô em Kiev alertando todo o país.

Como funciona o ataque:

O vírus está sendo implementado nos computadores através de um link falso para atualização do Adobe Flash Player.

De acordo com a Kaspersky, fabricante russa de antivírus, o ataque do bad rabbit não usa explorações (expolias), mas sim um drive-by attack, onde as vítimas baixam um falso instalador Adobe Flash Player de sites infectados e iniciam manualmente o arquivo .exe, infectando seus computadores e notebooks.

Fique atento! Caso você acesse algum site e o mesmo solicite a atualização do Adobe Flash Player para visualizar o vídeo não o faça, pois trata-se do vírus bad rabbit.
Importante: se você clicar no botão “Instalar”, o download de um arquivo executável é iniciado. Este arquivo denominado como install_flash_player.exe causa o bloqueio de todos os seus dados no computador.
Para saber se você está utilizando a versão mais recente do Flash Player, acesse o site oficial da Adobe e faça o download do última versão.

Como funciona o resgate:

Os hackers estão exigindo o pagamento de 0,05 bitcoin o equivalente a Us$ 280.00 (duzentos e oitenta dólares), aproximadamente R$ 909,00 (novecentos e nove reais)  na cotação do dólar na data de hoje – sem impostos para a liberação dos dados e arquivos do computador.

Esses criminosos exigem o pagamento do resgate o mais rápido possível, mas segundo um documento publicado pela Kaspersky ainda não há informações se será possível a recuperação dos arquivos do computador após as invasão do vírus bad rabbit.

O Bad Rabbit pelo mundo: 

Embora o vírus já tenha chegado ao Brasil, a Kaspersky afirmou que a maioria das vítimas estão na Rússia. Também já foram detectados ataques como esse na Ucrânia, Turquia, Alemanha, Japão, Bulgaria entre outros.

Foram divulgados 23 sites comprometidos com o falso Adobe Flash Player, confira abaixo alguns deles:

  • hxxp://www.pensionhotel[.]cz
  • hxxp://argumentiru[.]com
  • hxxp://www.sinematurk[.]com
  • hxxp://grupovo[.]bg
  • hxxp://spbvoditel[.]ru
  • hxxp://www.aica.co[.]jp
  • hxxp://www.mediaport[.]ua
  • hxxp://blog.fontanka[.]ru
  • hxxp://www.otbrana[.]com
  • hxxp://www.grupovo[.]bg
  • hxxp://osvitaportal.com[.]ua

Por que os hackers exigem o pagamento em bitcoin?

Quando qualquer tipo de vírus ataca o computador ele sequestra todos os dados do usuário (senhas, números de cartões de crédito, conta bancária, fotos, etc) e para que o usuário tenha a liberação dos seus dados os hackers exigem o pagamento do resgate.

Esse pagamento ocorre via bitcoin, uma moeda virtual descentralizada que utiliza um sistema econômico alternativo, o bitcoin permite que os criminosos tenham diversas carteiras virtuais que armazenam a criptomoeda. Esse processo prioriza o anonimato, ou seja, não tem como rastrear os recursos recebidos nem de quem eles são com isso os criminosos ficam impunes.