Noticias

Fim das tarifas diferenciadas para ligações entre operadoras

Fim das tarifas diferenciadas

Oi e TIM largaram na frente e anunciaram fim da cobrança mais cara para ligações entre as concorrentes.

Para os brasileiros, se tornou comum manter mais de um chip de celular em um único aparelho ou até andar com dois celulares na bolsa. Este hábito foi criado para garantir economia em ligações entre operadoras, cujas tarifas não eram atraentes e elevavam os gatos dos brasileiros no quesito telefonia. Contudo, esse cenário começa a se transformar com o anúncio das operadoras de por fim a tarifa diferenciada para ligações entre as concorrentes. Por aqui, a TIM e a Oi largaram na frente e garantiram aos seus clientes a adoção da tarifa única para este tipo de ligação. Com a medida, consumidores devem pagar cerca de 40 vezes menos por uma chamada para uma operadora diferente.

Essa modificação foi estimulada a partir de uma mudança de comportamento dos consumidores de serviço de telefonia móvel no Brasil e no mundo. Com a popularização do smartphone e o acesso a cada vez mais opções de aplicativos de mensagem instantânea, a exemplo do Whatsapp e do Viber, gastar muito com chamadas de voz começou a perder o sentido, principalmente para a população mais jovem, maior parcela da população com smartphones. Essa tendência foi apresentada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) em pesquisa que apontou uma diminuição superior a 4 milhões de chamadas realizadas via telefones móveis no período entre maio e setembro de 2015. Dessa forma, OI e TIM lançaram esse serviço como diferencial, visando abocanhar uma parcela maior de mercado.

A partir da agora, as chamas de voz serão descontadas das franquias de minutos dos pacotes, independente da operadora de destino ou se for uma ligação DDD. Usando o código das operadoras, 41 para a TIM ou 31 para a Oi, é possível realizar chamadas entre estados sem pagar mais nada além da tarifa normal. Na primeira, somente ao exceder o pacote o cliente terá o acesso cortado, podendo contratar outras opções de pacotes  para uso diário ou pagar R$0,25 por minuto excedente da franquia. Na Oi, o valor do minuto excedente fica em R$0,30, independente da operadora.

A medida é válida para consumidores dos planos pré-pagos, aqueles que não precisam de contrato fixo entre operadora e cliente, bastando apenas recarregar o celular com determinada quantidade de créditos para falar, e os contratos pós-pagos, atrelados a contas de celular. Apesar de aparentemente positiva, pessoas que costumavam ficar muitas horas nas chamadas de voz não devem ter ficado satisfeitas. Com a mudança, acaba-se a era das chamadas ilimitadas entre a mesma operadora, uma vez que essas também passam a ter seus minutos de duração descontados da franquia mensal.

O que se observa, a partir dessa medida, é uma readequação dos pacotes de serviços de telefonia móvel que incluem ligações e dados. Observando a mudança de hábito, as operadoras passam agora a oferecer franquia fixa para ligações com minutos limitados e um pacote maior para o uso da internet, serviço que atrai a grande maioria dos usuários de smartphones. Isso já é uma tendência mundial e agora, ao que tudo indica, deve ser adota pelas demais operadoras de telefonia vigentes no Brasil.