Noticias

Conheça Telegram, aplicativo popular após bloqueio do Whatsapp

Aplicativo Telegram

Telegram, aplicativo gratuito de comunicação por mensagem instantânea ganhou milhões de usuários brasileiros após o Whatsapp ficar fora do ar por algumas horas no país.

No dia 17 de dezembro, após uma decisão judicial, o Whatsapp, principal ferramenta gratuita de comunicação dos brasileiros, ficou bloqueado por algumas horas no país. Apenas os primeiros momentos de bloqueio foram suficientes para os usuários instalarem outra ferramenta em seus smartphones, o Telegram, que ganhou mais de 5 milhões de usuários neste dia, de acordo com a própria empresa. Passado o susto com o Whatsapp, conheça mais do aplicativo recém-popularizado no Brasil e quais as vantagens caso você decida permanecer com ele. 

Criado por um russo em 2013, o Telegram possui mais de 60 milhões de usuários ativos em todo o mundo, figurando no topo da lista dos aplicativos com mais downloads em vários países. Para os brasileiros, a ferramenta contém algumas funções diferenciadas que devem atrair um numero cada vez maior de usuários. Confira quais são:

Uso de hashtags: criada para agrupar temas virtuais, as hashtags já fazem parte da cultura brasileira, liderando até campanhas que saem do ambiente virtual. No Telegram, diferente do Whatsapp, é possível usar hashtags para criar seções sobre temas. Basta inserir o sinal # para encontrar os assuntos relacionados no diretório de cada usuário.

Mencionar contatos: como no Twitter, é possível mencionar um contato específico no Telegram através do uso do @ na frente do nome. Este recurso é útil principalmente para conversas em grupos, pois o usuário mencionado recebe uma notificação na mesma hora.

Envio de gifs animados: o Telegram conta com recursos para envios de stickers e gifs animados, que podem ser encontrados no próprio diretório do aplicativo. É a evolução dos emojis para demonstrar sentimentos.

Envio de documentos: é possível enviar documentos nas conversas em diferentes formatos, como PDF, Word, Excel e outros. Basta ter o arquivo armazenado na memória do seu celular e anexá-lo ao app. O limite de envio é de 1,5GB por arquivo.

Não há vínculo com a operadora: diferente do Whatsapp, onde você precisa de um número de celular – e de vínculo com a operadora – para ter acesso ao app, no Telegram o cadastro é feito a partir de um nome de usuário ou apelido, que irá identificá-lo e permitir que outros entrem em contato com você.

Além dessas diferenças que devem atrair mais brasileiros em breve, recursos como chat secreto, software que pode ser baixado e usado no PC, auto-destruição programada de conversas e editor de fotos são algumas das vantagens do aplicativo russo.  

Diante da concorrência no mercado de tecnologia, é de se esperar que, em breve, o Whatsapp lance recursos semelhantes para continuar garantindo a sua soberania no mundo da comunicação por mensagem instantânea. Mas depende de você, usuário, conhecendo as vantagens e desvantagens de cada um, decidir qual é o melhor nesse duelo.

No final, são as operadoras de telefonia que continuam perdendo dinheiro devido a menos ligações e menos torpedos cobrados aos clientes.

Segue o link para baixar o app Telegram: https://telegram.org/

E você, ja esta usando Telegram ? Que você acha do aplicativo ?