Noticias

Como recuperar celular roubado ou perdido ?

Celular roubado ou perdido

Anatel melhora as medidas para evitar ou solucionar casos de furtos, roubos  e perdas de celulares

Em caso de perda ou roubo de celular, o brasileiro poderá contar, a partir de agora, com novas medidas que vão facilitar a vida de quem perde o aparelho. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou, na última semana, que em casos como esses o usuário poderá pedir o bloqueio do aparelho diretamente na delegacia. Para isso, será necessário apenas possuir o número da linha do usuário que precisa desta medida.

Outra novidade é que o usuário pode dar início ao processo de bloqueio já no momento do registro da ocorrência na delegacia. Ainda assim, caso a pessoa prefira, ela poderá fazer o mesmo procedimento diretamente com as operadoras do telefone móvel.

Para roubos grandes de cargas contendo aparelhos, os logistas ou transportadoras também terão acesso ao benefício para impedir a utilização desses aparelhos roubados. No caso deles, a solicitação do bloqueio só poderá ser feita com os IMEIs dos aparelhos, contidos nas notas fiscais. Isso acontece pois, nesses casos de cargas, os aparelhos ainda não estão habilitados junto às operadoras de telefonia móvel, portanto, ainda não possuem linha em uso.

No momento, as polícias civis dos estados da Bahia, Ceará e Espirito Santo já possuem acesso ao sistema que permite o bloqueio. Segundo a Anatel, é esperado que essa funcionalidade esteja também disponível em breve em Goiás, Mato Grosso, Rio de janeiro e São Paulo. Quem reside em outros estados, deverá aguardar para que a própria Polícia Civil entre em contato com a Anatel solicitando a instalação do novo sistema em suas dependências.

Antes da nova medida, para solicitar e conseguir o bloqueio, era necessário fornecer o número do IMEI do aparelho, uma espécie de chassi do celular contendo 15 dígitos. Dessa forma, no momento que a pessoa estava sem o aparelho, era muito complicado se lembrar ou conseguir este número, o que fazia com que a quantidade de registro de celulares roubados ou extraviados nas operadoras fosse restrita.

Contudo, se ainda assim o usuário quiser guardar o número do IMEI por segurança, ele pode ser consultado na caixa do aparelho ou no próprio celular, digitando *#06#.

O objetivo da ação é, além de melhorar a segurança ao usuário, desestimular o uso de aparelhos oriundos de furto e, como consequência, inibir crimes como furtos a estabelecimentos comerciais e cargas. No Brasil, é comum um mercado paralelo ilegal que cresce com a venda desses aparelhos roubados a preços menores. Com o bloqueio, possuir esse tipo de telefone deixa de ser atrativo, já que quem o comprou não conseguirá usá-lo.

Atualmente, o Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas (CEMI), sistema coordenado pela Anatel e administrado pelas prestadoras de serviços móveis, possui cerca de 6,5 milhões de celulares registrados que estão inutilizados. O Cemi permite ainda que as pessoas consultem se um celular está bloqueado por roubo ou furto. Para ter acesso as informações, que são úteis quando os usuários compram celulares de “segunda mão”, basta acessar o site Consulta Aparelho Impedido. Com essas novas medidas de segurança a Anatel espera que os números de roubos diminuam e que, aos poucos, o mercado paralelo ilegal de celulares no Brasil desapareça.