Noticias

Celulares do RJ, o nono dígito daqui a três anos

Celulares no Rio de Janeiro (RJ) deveriam ganhar um novo dígito daqui a três anos, prevê Anatel

9 digito no Rio de Janeiro daqui as 3 anos

DDD brasil, São Paulo – Os números de celulares do Rio de Janeiro deveriam ganhar um novo dígito daqui a três anos, segundo Adeilson Nascimento, gerente de Interconexão da Anatel. Em São Paulo, a inclusão do dígito 9 à frente dos números dos celulares com código de área 11 já aconteceu no 29 de julho 2012.

Com essa mudança, a capacidade de numeração na região de São Paulo, esta passando para 90 milhões de combinações de numeros. Previamente, o total de 44 milhões combinações estava próximo ao esgotamento: 42 milhões de números já eram concedidos às operadoras com 34 milhões de linhas ativas. Os Celulares dos 64 municípios que usam o código 11 serão afetados.

Seguinte o Adeilson Nascimento da Anatel, após a mudança no estado de São Paulo, a região com código 21,  Rio de Janeiro, é a mais próxima de atingir o limite de combinações. Apos Rio de Janeiro, teria as regiões 31 (Minas Gerais), 51 (Rio Grande do Sul) e 81 (Pernambuco). Ele addiciona que “além da necessidade de numeração, há a necessidade de padronização”; a mudança deveria então acontecer em todas regiões do Brasil.

Vai ter um tempo de adaptação pros usuários se acostumarem ao novo dígito. Nos primeiros dez dias as chamadas foram possivéis com ou sem o uso do 9 à frente dos números. Depois desses dez dias as chamadas começaram a ser gradualmente interceptadas e receberam uma mensagem sobre a mudança. A transição está prevista para ser concluída no dia 15 de janeiro de 2013, quando as ligações sem o 9 anteposto indicarão número inexistente.

Resumo:

  • Celulares da grande São Paulo tem o dígito 9 a mais desde o 29 de julho 2012
  • Dígito a mais dobra a capacidade de números de celulares em São Paulo
  • Operadoras querem e se comprometem a diminuir índices de reclamações de clientes
  • Vendas de operadoras podem ter sido influenciadas por Dia dos Pais
  • Governo deseja padrão europeu de atendimento no setor de telefonia celular
  • Foi investido R$ 300 milhões pelas operadoras na implantação do nono dígito em SP

Para diminuir o risco de problemas e reclamações, a Anatel decidiu, no último dia 23, proibir a venda de novas linhas móveis das operadoras TIM, Oi e Claro em vários estados do país.