Noticias

Bitcoin: o que é e quanto vale?

O que é bitcoin?

Bitcoin é uma moeda digital, uma espécie de criptomoeda descentralizada que utiliza um sistema econômico e financeiro alternativo.

O bitcoin surgiu em 2009 e assim como o real, o euro ou o dólar também é considerado uma moeda, porém com algumas diferenças, o bitcoin é uma moeda totalmente virtual (não existe emissão do papel) e também não é controlado por um Banco Central, ou seja, o bitcoin permite a transação financeira sem intermediários, sendo todas as transações verificadas e gravadas pelos nós da rede bitcoin peer-to-peer.

O peer-to-peer é uma rede de computadores onde cada um dos pontos (nós da rede) funcionam tanto como cliente quanto como servidor, permitindo compartilhamentos de dados e serviços sem a necessidade de um servidor central.

Como gerar bitcoins?

Os bitcoins são produzidos de formas descentralizadas por milhares de computadores, e quando foi criado qualquer indivíduo poderia “mineirar” (palavra utilizada para o processo de gerar a moeda), desde que deixasse seu computador ligado dias e noites inteiros. Com o passar do tempo e o aumento de interessados surgiram computadores especializados na geração da moeda.

Além do processo de mineração é possível adquirir bitcoins comprando a moeda em casas de câmbio específicas ou aceitando a criptmoeda ao vender coisas.

Com a moeda virtual também é possível contratar serviços e comprar coisas de diversos lugares do mundo, desde que as empresas aceitem o pagamento via criptomoeda. A aceitação do bitcoin ainda é pequena, mas vários países tendem a aumentar seu recebimento.

Como guardar bitcoins?

Os bitcoins são guardados em uma espécie de “carteira virtual”, essa carteira nada mais é do que uma conta criada pelo usuário no cadastro do software.

Quanto vale o bitcoin?

O valor do bitcoin é estabelecido através da oferta e procura. E diferentemente da moeda comum e da pouca aceitação no mercado, os bitcoins apresentam grande volatilidade e também dependem das regulamentações internas de cada país.

No início dessa semana (09/10) a moeda virtual teve uma alta de 4% e fechou o mercado valendo  US$ 4.800,00 (quatro mil e oitocentos dólares), muito próximo ao seu recorde histórico de US$ 4.983, 00 (quatro mil novecentos e oitenta e três dólares).

Os apreciadores dos bitcoins dizem que a alta da moeda virtual deve continuar com o aumento da procura e maior aceitação no estabelecimentos, já os críticos dizem exatamente o contrário afirmando que essa “bolha” virtual estaria prestes a estourar.

A dúvida é: o bitcoin vale ou não a pena?