Noticias

Anatel App : Usuários podem monitorar qualidade da telefonia móvel

App Anatel

Através de aplicativo da Anatel para smartphones, usuário tem acesso a dados sobre a qualidade dos serviços e pode contribuir para melhoria da telefonia móvel no país.

Um dos grandes gargalos da telefonia móvel do Brasil é a instabilidade dos serviços, que acabam causando prejuízos ao consumidor. Visando tornar a experiência dos usuários mais agradável, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tem feito esforços para garantir o monitoramento e cumprimento das leis e dos indicadores de qualidade nas ligações de celular e uso de internet móvel. Exemplo disso é o desenvolvimento do aplicativo para smartphones ANATEL Serviços Móveis, através do qual o usuário tem acesso a dados sobre a qualidade dos serviços prestados por todas as operadoras.

Com esse suporte tecnológico, é possível verificar informações sobre as operadoras Tim, Vivo, Oi, Claro e Nextel. Ao acessar o aplicativo, o usuário tem acesso a rankings de qualidade de voz, ranking de dados (internet) 3G e 4G, porcentagem de acessos x quedas, além da quantidade de estações (antenas) ativas por região, mostradas em mapas. Ativando o GPS do celular, ele carrega automaticamente a cidade onde o aparelho se encontra. Ao girar seu smartphone na horizontal, é possível ver o histórico e saber qual operadora teve mais queda de rede e de sinal de ligações nos últimos meses. Essa visualização está disponível através de um gráfico atualizado constantemente.

Todos os dados disponíveis no aplicativo advêm do banco de dados da própria Anatel, não sendo alimentadas pelas operadoras. Esse tipo de informação isenta pode ser útil ao usuário que está decidindo qual empresa de telefonia móvel adotar em caso de mudança de cidade, por exemplo, além de servir para que ele se informe sobre a estabilidade dos serviços da sua operadora. Além disso, através dos mapas de dados, é possível saber a tecnologia que está disponível por região, principalmente a 4G, relativamente nova no Brasil.

O aplicativo conta ainda com recursos colaborativos. Além de monitorar a qualidade dos serviços, o usuário tem a oportunidade também de registrar relatos sobre sua experiência e contribuir para a melhoria dos sistemas. Falta de sinal, conexão lenta e ligação ruim são algumas das queixas que podem ser registradas no aplicativo. A Anatel afirma, contudo, que esses relatos não geram protocolos e não substituem as reclamações formais realizadas pelos canais oficiais de atendimento. Contudo, essas experiências são úteis para a Agência avaliar e direcionar às operadoras para fins de tratamento dos problemas e tomada de medidas preventivas. Além disso, elas servirão de subsídio para a revisão do modelo de qualidade da Anatel.

Com a disponibilização do aplicativo, a Anatel espera um maior empoderamento do usuário, que passa a ter uma participação mais ativa no monitoramento da qualidade dos serviços prestados pelas operadoras de telefonia móvel no Brasil. A ferramenta é gratuita para smartphones com os sistemas iOS, Android e Windows Phone, e pode ser encontrara nas lojas Google Play, Apple App Store a Windows Store. Não é necessário nenhum cadastro para ter acesso aos dados da sua região.

Já usou esse Aplicativo da Anatel ? Diga-nos o que você achou nos comentários abaixo